Ria Formosa
Pela sua localização privilegiada e ecossistemas dotados de grande riqueza biológica, a Ria Formosa é uma região especial no Algarve. A sua área é paralela à costa, numa extensão de cerca de 60 km que se estende desde Loulé até Vila Real de Sto. António.
Criada pelos avanços e recuos do nível do mar e influenciada pelo maremoto de 1755, a paisagem da Ria Formosa é marcada por dunas, ilhas e barras para o alto mar, estando em movimento contínuo de acordo com os ciclos das marés.
Várias espécies de aves migratórias e de peixes do Atlântico Norte escolheram a Ria como abrigo e zona de reprodução. Este foi um dos fatores que contribuiu para que, em 1987, a Ria recebesse a classificação de Reserva Natural.
Entre as várias atividades produtivas desta região destacam-se a moluscicultura, em particular a produção de “ameijoa boa”, a colheita de sal, a pesca de baixa escala e a piscicultura . Todas elas beneficiam da excelente qualidade destas águas de baixa profundidade, tão calmas e nutritivas. Seguramente, o local perfeito para a criação das nossas douradas.